Aberta
Ver documentos
em Análise
Encerrada
A pedreira Cabeço da Vagem a licenciar, terá uma área de cerca de 5,47 ha (54 690 m2). A pedreira Cabeço da Vagem foi integrada no Regime Extraordinário da Regularização de Atividades Económicas (RERAE).
As povoações mais próximas dos limites da pedreira são Lagoa do Cão e Covões, localizadas a cerca de 600 m a Norte, e Moleanos, localizada a cerca de 900 m a Este . De referir que a pedreira Cabeço da Vagem localiza-se na proximidade do Núcleo de Exploração de Calcário Ornamental de Moleanos que se situa a Oeste. A edificação mais próxima da pedreira, integrada na povoação de Lagoa do Cão encontra-se a 50 m do limite da pedreira, para Oeste.
Em termos de operações unitárias principais da atividade desta pedreira, destacam-se o desmonte do calcário com aptidão ornamental, o derrube das talhadas individualizadas, o esquartejamento da talhada desmontada em blocos transportáveis, a remoção dos blocos vendáveis para o parque de blocos e a remoção dos estéreis para a escombreira temporária, de modo a que sejam utilizados na recuperação paisagística da pedreira ou comercializados como subproduto.
A exploração irá desenvolver-se em profundidade, a céu aberto, por degraus direitos. A lavra será realizada com recurso a bancadas de desmonte com altura máxima de 10 m.
Pedreira de Calcário Ornamental Cabeço da Vagem
Período de consulta
2021-10-13 a 2021-11-24
Estado
Em análise
Área temática
Recursos Geológicos
Avaliação de Impacte Ambiental
Sub-Tipologia
Procedimento de Avaliação
Entidade promotora da CP
CCDR Lisboa e Vale do Tejo
Pragosa Indústria Extrativa S. A.
Entidade coordenadora
CCDR Lisboa e Vale do Tejo
Formas de participação
Comentários