Aberta
Ver documentos
em Análise
Encerrada
Encontra-se a decorrer na DGEG a tramitação do pedido de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais de areias siliciosas e argilas especiais para a área designada MNPPP604 “Alvaris”, da empresa Aldeia, S.A., ao abrigo do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 30/2021, de 7 de maio, na sua atual redação, numa área situada na freguesia da Alguber e na União de Freguesias de Lamas e Cercal, concelho do Cadaval. A área proposta inicialmente sofreu um reajuste, passando para 6.824 km2, excluindo-se uma área do pedido de 0.063 km2 que se encontrava sobreposta aos aglomerados urbanos.
Tratando-se de um pedido de prospeção e pesquisa e não de uma exploração, importa esclarecer que os trabalhos que se encontram previstos desenvolver incluem vários trabalhos geológicos não invasivos, sendo que apenas a realização de umas sanjas/poços e sondagens implicam a intervenção direta no terreno, a qual é reversível com a respetiva recuperação obrigatória das áreas intervencionadas.
A Prospeção e Pesquisa contribui para a revelação, valorização e reconhecimento do potencial geológico do país e também para uma correta evidenciação territorial ao nível dos projetos de ordenamento, nomeadamente os PDM, ente outros.
A empresa irá realizar, nas freguesias abrangidas, pelo menos, uma sessão pública de esclarecimento dirigida às populações dos territórios abrangidos pelo pedido.
Pedido de atribuição de direitos de prospecção e pesquisa de depósitos minerais de areias siliciosas e argilas especiais para a área designada “Alvaris” - MNPPP 604
Período de consulta
2025-02-03 a 2025-03-14
Estado
Em análise
Área temática
Recursos Geológicos
Rec. Geológicos Pesquisa
Sub-Tipologia
Prospeção e Pesquisa
Entidade promotora da CP
Direção Geral de Energia e Geologia
Aldeia, S.A.
Entidade coordenadora
Direção Geral de Energia e Geologia
Formas de participação
Comentários