Aberta
Ver documentos
em Análise
Encerrada
O documento em consulta pública constitui a Proposta de Definição de Âmbito (PDA) do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do Projeto solar fotovoltaico flutuante e híbrido eólico de Vilar-Tabuaço (em fase de anteprojeto).
O projeto solar flutuante contará com uma potência instalada de 17 MVA (21MWp estimados), localizado no espelho de água de Vilar-Tabuaço e conta com uma área máxima de 20ha. A central flutuante estará ligada à subestação de Vila de Rua, onde foi atribuído o direito de injetar na rede pública 17 MVA a 60kV. Com o objetivo de maximizar a produção de energia renovável no ponto injetor, será feita a hibridização da central solar flutuante através da instalação e exploração de um parque eólico. A central eólica terá uma potência de 17 MVA, constituída por 4 aerogeradores de potência unitária de 4,25 MW. A ligação elétrica da central eólica à subestação principal 30/60 kV será feita em linha aérea, de 30 kV. A subestação 30/60 kV de Vilar Tabuaço será do tipo mista, composta por dois escalões de tensão, um de 30 kV (Nível Média Tensão) e um de 60 kV (Nível Alta Tensão). A Subestação será essencialmente constituída por um parque exterior de aparelhagem e um edifício de comando e controlo. Por último, a partir desta subestação, será construída uma linha elétrica a 60 kV até à subestação da RESP de Vila de Rua.
Proposta de Definição do Âmbito do Estudo de Impacte Ambiental do Projeto solar fotovoltaico flutuante e híbrido eólico de Vilar-Tabuaço
Período de consulta
2025-04-21 a 2025-05-13
Estado
Aberta
Área temática
Ambiente (geral)
Avaliação de Impacte Ambiental
Sub-Tipologia
Proposta de definição de âmbito
Entidade promotora da CP
Agência Portuguesa do Ambiente
Parque Eólico do Douro Sul, SA
Formas de participação
Comentários